Como usa o Facebook? 1.490 Milhão de pessoas, segundo o Facebook, era este o número de utilizadores activos da rede social em todo o mundo no final do mês de Junho. São utilizadores que interagiram pelo menos uma vez no último mês com a rede social que apesar de ser a mais popular em todo o mundo, também o é em Portugal.
Apesar desta popularidade, existem muitas funcionalidades que as pessoas não conhecem e que podem tornar a utilização do Facebook mais útil e mais segura e ainda mais prática. Vejamos alguns exemplos:
-
Não deixe que os outros vejam que já leu uma mensagem
O serviço de chat do Facebook é muito usado não só nos computadores mas, também, nos smartphones. Mas existem utilizadores, que não gostam deste serviço por não ser possível desactivar os recibos de leitura para as mensagens recebidas. Se, por alguma razão, não quisermos mostrar que já lemos a mensagem, essa é uma funcionalidade que não é admitida pelo serviço. Mas é possível fazê-lo, por outras formas, na versão do Facebook para computador. Basta instalar uma extensão para o seu navegador de internet (browser), que funciona como um pequeno programa que funciona em cima do browser e que vai dificultar a sua navegação. Se o seu browser for o Google Chrome, experimente o Facebook Chat Privacy. Apenas tem de procurar na Chrome Web Store e fazer o download. Nós já testámos, com sucesso, mas recomendamos que teste a extensão com alguém de confiança para compreender exactamente como funciona e não lhe sair o tiro pela culatra. Se por outro lado, usar o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer, recomendamos a extensão Chat Undetected, produzido pela Crossrider.
-
Não quer que vejam quem são os seus amigos?
Nas redes sociais, é muito importante ter uma noção exacta de como o seu perfil aparece no ecrã dos outros utilizadores. Uma das técnicas mais recomendadas pelos especialistas em segurança online é que limite a si próprio (ou, pelo menos, aos seus amigos) o acesso à sua lista de amigos. É fácil. Vá até ao seu mural clique em Amigos. Depois, clique no canto superior direito no ícone do lápis. Vai-lhe aparecer um menu de opções onde aparece Editar privacidade. Se clicar aí, vai-lhe aparecer este ecrã:
-
Evite gastar dados móveis do seu plano com vídeos automáticos
O Facebook passou há vários meses a iniciar automaticamente a visualização de vídeos quando estes aparecem no ecrã, o que pode ser um problema para quem tem plafonds de internet mais limitados. No entanto, existe, uma funcionalidade inteligente na qual deverá verificar se está com a configuração certa para as suas necessidades. No fundo da aplicação, no seu telemóvel, clique em Mais e, depois, nas Definições de conta. Uma das opções que vai encontrar é Vídeos e fotos, que permite aceder á configuração desta funcionalidade. Aqui poderá certificar-se que a reprodução automática só é iniciada quando o smartphone ou tablet está ligado a uma uma rede wi-fi sem limitações de tráfego.
-
Aplique filtros directamente sobre a foto que vai partilhar
Sabia que quando está prestes a publicar uma fotografia tirada com o seu smartphone pode antes, aplicar um dos vários filtros disponíveis na app do Facebook? Esta funcionalidade está disponível há alguns meses mas muitas pessoas ainda não se aperceberam que, ao deslizar o dedo para a esquerda ou para a direita, em cima da fotografia acabada de tirar, será aplicado um filtro capaz de tornar a fotografia ainda mais original. Para já, não são muitos os filtros disponíveis, mas tem a oportunidade de dar um ar Vintage às suas fotografias, assim como aplicar um filtro relativo a cada uma das estações do ano. Experimente.
-
Desabafe, sem que o patrão leia