Carros Elétricos: incentivo do Governo com bónus de 4 mil euros

Conselhos do Consultor
2022-06-08
2 minutos
0 Comentários
Carros elétricos

Está a ponderar comprar um carro elétrico? Aproveite o bónus de 4 mil euros do Governo.

O Governo tem implementado nos últimos anos alguns incentivos à compra de carros elétricos. Para este ano, e de acordo com a análise realizada pela consultora Deloitte, o Orçamento de Estado contempla um bónus de 4 mil euros para os primeiros 1300 contribuintes que se candidatem à compra de um carro elétrico novo. Contudo, o preço do carro não pode exceder os 62.500 euros, incluindo o IVA. Segundo a consultora, trata-se de um acréscimo de mil euros comparativamente ao ano 2021. Já para os ligeiros de mercadorias, o apoio sobe para 6 mil euros e chega apenas aos primeiros 150 candidatos.

Importa referir que o OE22 ainda não foi promulgado pelo Presidente da República.

Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas 2022

O incentivo à aquisição e utilização de carros elétricos é um apoio que existe desde 2017, orientado pelo Fundo Ambiental. O objetivo é “dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100 % elétrica”, tal como explica o Fundo Ambiental.

Este ano destacam-se quatro áreas-chave de intervenção, que integram diferentes tipologias de apoio e beneficiários distintos:

  • Ligeiro de Passageiros 
  • Logística urbana 
  • Mobilidade ativa clicável 
  • Carregadores para veículos elétricos

Quais são então as alterações relativamente a 2021? Para além do aumento da dotação para 10 milhões de euros, este ano foram introduzidas alterações em duas tipologias do incentivo:

  • Tipologia 5: inclusão de triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétricos;
  • Tipologia 7:carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E.

Para conhecer as regras deste apoio e entender como funcionam as candidaturas, aconselhamos que consulte o nosso artigo “Incentivo à Compra de Veículos Elétricos em 2022 – O que muda?“.

_

Leia também: AMME – Nova associação defende os interesses dos utilizadores de veículos elétricos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *