Já submeteu a sua declaração de IRS e tem direito a reembolso? Saiba como consultar o estado do pagamento no portal das Finanças.
Depois de entregar a declaração de IRS, e se estiver tudo correto, o próximo passo é o reembolso ou o pagamento, conforme o que for aplicável no seu caso. Por lei, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem até 31 de agosto para devolver o IRS retido a mais (esta é também a data limite para os contribuintes que pagam). Apesar desta data limite, é comum que a AT inicie os reembolsos mais cedo, conforme a entrega das declarações. Se tem direito a reembolso e ainda não recebeu, saiba a seguir como pode consultar o estado desse pagamento.
Como consultar o estado de reembolso do IRS?
Pode consultar o estado do reembolso no portal das Finanças. Para isso, siga estes passos:
1) Inicie sessão no Portal das Finanças como a sua Chave Móvel Digital ou NIF e senha de acesso;
2) Selecione a opção “Todos os Serviços” na coluna do lado esquerdo:
3) Na lista que vai aparecer, procure por “Movimentos Financeiros” e depois clique em “Informação Financeira“:
4) Selecione o ano e o tipo de imposto (IRS) e depois clique no botão “Filtrar“.
Se aparecer algum resultado, carregue no documento para ver o estado do reembolso. Através desta opção pode igualmente consultar as informações relativas ao pagamento do IRS, se aplicável no seu caso.
Em alternativa, pode ainda consultar o estado do reembolso na página do IRS no portal das Finanças. Para tal, deve seguir este caminho: IRS > Consultar Declaração > Selecionar o ano > Ver detalhe:
Depois, deve consultar a situação da declaração. Depois da entrega, a declaração passa por diferentes etapas. Se tudo estiver em conformidade, é esperado que no final o estado da declaração passe para “Reembolso emitido” e depois “Pagamento confirmado”.
_
Leia também: Como obter e decifrar a Nota de Liquidação do IRS
Confirme o registo do IBAN para não atrasar o reembolso!
O reembolso do IRS é realizado, na maioria dos casos, através da transferência bancária. Para que não existam atrasos, é necessário que o IBAN esteja devidamente registado no portal das Finanças. Caso contrário, o reembolso pode ficar suspenso. Para evitar esta situação, confirme se tem o seu IBAN registado nas Finanças.
Creio que cada vez o portal está mais facilitado. Parabéns
Eu quero saber