Segundo Maslow a segurança do corpo, do emprego, de recursos, da família, da saúde, da propriedade… são as necessidades que devem ser mais rapidamente satisfeitas logo a seguir às fisiológicas. Ou seja, nunca nos podemos sentir realizados se não estivermos seguros.
A sociedade, percebendo esta necessidade do ser humano em controlar o risco, criou os seguros.
Neste artigo pretendemos disponibilizar definições das palavras, por vezes confusas, que mais se interligam com os seguros. Assim apresentamos a seguinte listagem:
- Apólice – Documento emitido pela entidade seguradora, que contém todas as cláusulas e condições gerais, especiais e particulares do contrato. Os riscos contratados passam a ser da responsabilidade da seguradora após a emissão da apólice.
- Capital Seguro – Importância segurada.
- Cobertura – Garantia de proteção contra riscos previamente contratada.
- Franquia – Poderá ou não existir. A franquia é uma das condições que deve ser negociada antes da emissão da apólice. Trata-se de um valor inicial, em que o segurado fica obrigado a pagar no caso de ocorrência de sinistro.
- Indeminização – Valor a pagar pelo segurador ao segurado, com a efetivação do risco.
- Invalidez – Incapacidade de carácter permanente ou temporário, resultante de doença ou acidente, que impeça a pessoa segura de exercer em pleno as suas atividades.
- Prémio – Para que a seguradora assuma a responsabilidade de determinados riscos, é pago um valor em dinheiro em troca. À soma do valor chamamos de prémio.
- Proposta – Questionário a ser preenchido pelo segurado, de forma a candidatar-se ao seguro.
- Risco – É a possibilidade do sinistro. Sem risco não pode haver contrato de seguro. Não é mais do que uma ameaça de dano que paira sobre nós em cada momento vivido.
- Sinistro – Qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material.
- Segurado – Pessoa que passa os riscos à seguradora.
- Seguro Crédito Hipotecário – é um seguro de vida de proteção de crédito associado a um contrato de financiamento para aquisição de habitação e que garante ao banco, em caso de morte ou invalidez do proponente, o reembolso do valor em dívida.
- Tomador de Seguro – Pessoa que celebra o contrato de seguro com a empresa de seguros, sendo responsável pelo pagamento do prémio.