A plataforma Observatório de Preços já está disponível. Saiba como consultar a evolução dos preços dos produtos agroalimentares.
O Ministério da Agricultura e da Alimentação criou uma nova plataforma online destinada ao setor agroalimentar. O Observatório de Preços permite acompanhar a evolução dos preços dos produtos alimentares em toda a cadeia de valor, ou seja, desde a produção até à venda ao consumidor final. Entenda a seguir como funciona o Observatório de Preços Agroalimentar.
Observatório de Preços Agroalimentar – Como funciona?
De acordo com o Despacho 12209/2022 de 6 de outubro, esta nova plataforma foi criada para permitir a monitorização dos preços dos produtos e dos custos ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar. Com esta plataforma, o Governo quer promover a transparência no processo de comercialização dos produtos e “apoiar a decisão dos operadores económicos e autoridades públicas”. A par disso, a nova plataforma também vem permitir aos consumidores o conhecimento do funcionamento da cadeia de abastecimento agroalimentar e da variação de preços.
A nova plataforma disponibiliza mensalmente a informação dos preços de 26 produtos alimentares organizados nas seguintes categorias (fileiras):
- Azeite
- Carne de suíno
- Carne de aves
- Cereais
- Frutas
- Hortícolas
- Laticínios
- Ovos
- Peixes.
Para utilizar a plataforma, disponível aqui, deve selecionar no menu superior uma destas 9 categorias. Depois, deve fazer a pesquisa com base no produto que quer acompanhar e que está disponível (a plataforma ainda não conta com todos os produtos).
Depois, pode selecionar se pretende consultar os preços para a fase de “consumo” ou “produção”, o respetivo tipo de produto e o período de tempo:
Para além deste resultado, pode ainda consultar um quadro resumo com o preço médio para o último período de tempo disponível, o preço do período homólogo do ano anterior e do período imediatamente anterior e as respetivas variações:
Tem ainda disponível alguma documentação de apoio que explica a metodologia de preços e o fluxo dos diferentes produtos disponíveis, desde a produção até ao consumidor final.
IVA Zero até ao final de 2023
A medida “IVA Zero” nos produtos alimentares essenciais vai estar em vigor até dezembro de 2023. Relembramos que esta medida foi aprovada em abril com o objetivo de atenuar os efeitos da inflação no rendimento das famílias. Estava previsto que a medida terminasse após seis meses, mas o Governo decidiu prolongar este benefício até ao final do ano. Consulte aqui a lista dos 46 produtos alimentares a IVA Zero.
_
Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!