As candidaturas à 4ª edição do programa UPskill abrem a 15 de abril. Este é um programa dedicado à formação dos desempregados na área das TIC.
O programa UPskill destina-se à requalificação dos cidadãos desempregados ou em situação de subemprego. Para tal, através do UPskill é garantida a formação em várias áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este é um programa financiado pelo Governo, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O programa funciona em colaboração com as empresas aderentes e os diferentes estabelecimentos de ensino. Entenda a seguir como funcionam as candidaturas.
Como funciona o programa UPSkill?
O programa UPskill entrou em prática em 2020, resultado de uma colaboração entre a APDC, o IEFP a Academia (CCISP, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade do Algarve e a FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) O objetivo foi a criação de um projeto nacional que garantisse uma resposta à procura de talento qualificado nas áreas das TIC. A par desse objetivo, o projeto foi pensado para os cidadãos inseridos em áreas sem empregabilidade, embora se estenda a qualquer pessoa interessada. No final da formação, o objetivo é empregar os formandos nas empresas aderentes.
O funcionamento do programa divide-se em duas partes essenciais:
- Adesão das empresas e a identificação do número de profissionais que pretendem contratar, por tecnologia e localização. Com base nessas necessidades, passa-se à estruturação e aprovação dos cursos de formação;
- Abertura de candidaturas aos interessados que cumpram os requisitos exigidos. Depois, segue-se a seleção através de testes e entrevistas.
Quais os requisitos exigidos?
Os requisitos gerais para se candidatar ao UPskill são:
- Ter pelo menos o 12º ano completo e, preferencialmente, uma licenciatura pós-Bolonha. A qualificação exigida depende de cada ação de formação (podem existir formações que exijam uma licenciatura);
- Bom domínio de inglês (nível B2 ou superior).
Nota importante: dependendo da formação, é possível que existam mais requisitos. Os requisitos inerentes a cada formação são sempre publicados no portal UPskill.
Importa referir que a inscrição no IEFP é obrigatória. Contudo, os interessados podem avançar com a candidatura sem a inscrição. Se depois forem selecionados, devem “entregar comprovativo de inscrição no IEFP até 8 dias antes de começar a ação formativa”, tal como consta clarificado no portal UPskill.
Como funcionam as formações?
As formações têm uma duração estimada de 6 meses, seguidos de 3 meses de formação em contexto de trabalho nas empresas aderentes (este período poderá ser alargado até um máximo de 6 meses). No final, existe uma tentativa de empregar o maior número de formandos nas diferentes empresas aderentes.
Durante o período de formação, é garantida uma bolsa de formação equivalente ao salário mínimo nacional, acrescido de subsídio de alimentação. Depois, na fase de integração nas empresas, o salário mensal deverá ser, no mínimo, o equivalente a 1.300 euros (valor bruto que inclui subsídio de alimentação).
Como funcionam as candidaturas?
Segundo consta no portal, as candidaturas à 4ª edição inicial oficialmente a 15 de abril. Contudo, os interessados já podem iniciar o registo a partir de 2 de abril, “complementado-o a partir de dia 15”. As candidaturas devem ser feitas online no portal UPskill através desta página. Importa referir que cada edição do programa é independente, ou seja, necessita de realizar uma nova candidatura e preencher novamente os dados, mesmo que já o tenha feito anteriormente.
Segundo consta no cronograma das várias fases do UPskill, as primeiras ações de formação devem iniciar a setembro de 2024. Deixamos a seguir o cronograma completo:
Antes de se candidatar, deve consultar as formações disponíveis aqui. Como o projeto decorre em parceria com algumas instituições de ensino, as formações não estão disponíveis em todas as zonas do país. Para além disso, deve também consultar a descrição das formações aqui.
Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte toda a informação disponível no portal UKskill, incluindo as perguntas frequentes.
_
O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.
[box] Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram! [/box]