Tem algum capital disponível e não sabe se deve investir ou aproveitar para amortizar o crédito habitação? O nosso simulador pode ajudar.
A escolha entre amortizar o crédito habitação e investir levanta muitas dúvidas. Por um lado há a preocupação em amortizar o empréstimo para reduzir os juros totais. Por outro lado, há a estratégia de obter alguns ganhos ao investir. Com a atual subida dos juros e a suspensão temporária das comissões de amortização, a escolha neste momento parece simples para muitas famílias. Contudo, nem sempre a opção mais vantajosa é amortizar o crédito habitação. É preciso comparar as duas opções para saber a resposta. Para ajudar nessa comparação, disponibilizamos um simulador onde pode comparar os dois cenários: amortizar o crédito habitação ou investir.
Simulador Amortizar o Crédito Habitação x Investir
O “Simulador Amortizar o Crédito Habitação vs Investir” está disponível através de um ficheiro Excel, de forma totalmente gratuita (pode fazer o download aqui). Depois de ter acesso ao ficheiro, vai precisar de adaptar os dados consoante o seu caso em particular.
Em primeiro lugar, vai precisar de saber os dados sobre o seu crédito habitação:
- Spread e taxa fixa ou taxa Euribor, no caso de taxa variável (no simulador deve indicar a soma das duas taxas);
- Capital em dívida;
- Número de prestações mensais em falta (remanescentes).
Depois, vai precisar também de saber os dados sobre o investimento que quer comparar. No simulador utilizamos como exemplo os Certificados de Aforro e indicamos informação sobre:
- Taxa bruta esperada de retorno do investimento;
- IRS estimado (taxa liberatória);
- Capitalização.
Com os dados preenchidos sobre o crédito e o investimento, deve então passar para os dados sobre a amortização. Aqui deve ter o cuidado de indicar o montante e a periodicidade a considerar na amortização do crédito, mas também no produto de investimento. Na prática, precisa de indicar o capital que tem disponível para amortizar, que deve ser o mesmo que vai utilizar para investir. Só assim faz sentido para conseguir uma comparação correta.
Se tiver dúvidas no preenchimento dos diferentes campos, pode encontrar informação adicional em cada um dos dados solicitados:
Depois de todos os dados devidamente preenchidos, pode então consultar os resultados para as duas situações. No caso do crédito habitação, consegue saber a poupança em juros e, no caso do investimento, o retorno previsto:
A par dos resultados, consegue consultar umas tabelas demonstrativas do impacto da amortização ou do investimento ao longo do tempo:
Para que não tenha dúvidas sobre como usar e analisar este simulador, aconselhamos que assista ao nosso vídeo explicativo no canal de Youtube:
Se tiver alguma dúvida ou alguma dica para melhorar o simulador, não deixe de partilhar connosco. Tal como explicamos no vídeo, o nosso objetivo é melhorar e atualizar o simulador sempre que seja necessário.
_
Leia também: Sabia que pode usar o PPR para pagar o Crédito Habitação?
Amortizar o Crédito Habitação ou Investir
O simulador foi criado com o objetivo de ajudar a tomar a decisão entre as duas opções. Contudo, é necessário ter em conta outros fatores antes de escolher. É preciso analisar o seu perfil e o perfil da sua família. Há quem prefira a segurança de amortizar a dívida e tenha aversão ao risco de investir, e isso deve ser ponderado. Por outro lado, antes de investir, precisa de saber o que está a fazer. Não invista em produtos financeiros que não compreende.
Seja qual for a sua escolha, o que deve ter em mente é que as duas formas são opções muito viáveis para aplicar o dinheiro que tem disponível.
_
Leia também: Crédito Habitação: 7 motivos para pedir ajuda a um intermediário de crédito