O PÚBLICO desenvolveu um simulador onde pode saber as localidades onde é possível arrendar casa com base no seu rendimento.
Com os problemas atuais na habitação, é importante conhecer todas as opções que tem à sua disposição. Nas grandes cidades, arrendar casa é cada vez mais difícil. As rendas estão cada vez mais altas e há cada vez menos casas para arrendar. Contudo, em algumas zonas do país pode ser mais fácil conseguir uma renda ajustada ao seu rendimento. A pensar nisso, o PÚBLICO criou uma ferramenta que lhe permite saber onde consegue arrendar casa com o rendimento que tem disponível.
Simulador – Onde é que consigo arrendar uma casa com o meu salário?
Os dados do simulador refletem a renda de mercado que, “segundo o Programa de Apoio ao Arrendamento, teria uma habitação com as características selecionadas no primeiro semestre de 2022”, tal como explica o PÚBLICO. No simulador são apresentadas informações para cada município/ freguesia para o qual o Instituto Nacional de Estatística disponibiliza dados. O valor das rendas foi calculado com base na “mediana do preço por m² dos novos contratos de arrendamento, a área bruta privativa e o “coeficiente de qualidade e conforto”, seguindo as regras definidas no Programa de Arrendamento Acessível”.
Para utilizar o simulador, deve aceder ao portal do PÚBLICO aqui e indicar alguns dados:
- Tipologia de habitação: apartamento, casa em banda, casa geminada ou casa isolada;
- Área equivalente a T0, T1, T2, T3 ou T4 (em termos de áreas, foram consideradas as seguintes: T0 – 35 m²; T1 – 52 m²; T2 – 72 m²; T3 – 91 m²; T4 – 105 m²);
- Rendimento mensal líquido.
Após preencher esses dados, é gerado um mapa com diferentes cores. Essas cores representam a percentagem do rendimento que seria gasto na renda numa determinada localidade. Quanto mais escura a cor, mais elevada é a renda.
Deve passar o cursor por cima das diferentes localidades para ter acesso aos diferentes dados:
- Percentagem do rendimento dedicada à renda;
- Valor estimado da renda;
- Quanto é que a renda precisa de baixar para conseguir uma taxa de esforço de 27% (quando aplicável).
Exemplo: para um apartamento com uma área equivalente a um T2 e com 1000 euros mensais líquidos, este é o resultado:
O que deve saber sobre este simulador
O PÚBLICO esclarece um ponto importante sobre os resultados do simulador. Os valores apresentados no mapa podem parecer baixos em relação à realidade do mercado. Isso pode acontecer porque:
- As páginas de compra e arrendamento de imóveis apresentam o valor que o proprietário pretende obter e não o que fica acordado nos contratos de arrendamento, tendencialmente mais baixos;
- Os dados do mapa reflectem o preço dos contratos assinados e que são utilizados na definição das rendas do Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA). Calculado o valor de referência, tendo em conta as características e localização do imóvel, o Governo define que a renda acessível tem de ser 20% inferior. Da parte dos inquilinos, o valor a pagar não pode ser superior a 35% do rendimento médio mensal bruto;
- Em algumas zonas do país, os dados não são suficientes, o que pode levar a algum desfasamento da realidade.
_
Leia também: Comprar ou Arrendar Casa: qual a melhor opção?