Se quer saber se vai receber ou pagar IRS, pode utilizar um dos diferentes Simuladores de IRS disponíveis online.
A entrega da declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2023 só começa a 1 de abril, conforme definido no Calendário de IRS 2024. Ainda é assim, é comum que muitos contribuintes tenham curiosidade para saber se vão pagar ou receber IRS. A pensar nisso, foram disponibilizados alguns Simuladores de IRS. Apesar desses simuladores não serem oficiais, é possível usá-los para ter uma ideia do que vai acontecer quando entregar a declaração. Contudo, é importante lembrar que, a partir de 1 de abril, a Autoridade Tributária (AT) disponibiliza o seu simulador oficial.
3 Simuladores de IRS gratuitos e atualizados
1) Simulador de IRS da APFN
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) disponibiliza um dos simuladores de IRS mais completos e fáceis de utilizar. O simulador está disponível aqui e não precisa de fazer qualquer download. Para ter acesso à simulação, deve preencher de forma detalhada os dados solicitados, tal como acontece na entrega da declaração de IRS. No final, pode guardar ou imprimir a simulação.
Sobre o simulador, a APFN deixa um alerta importante: “Esta simulação não contempla todas as situações declarativas pelo que deve ser usada como exemplo”.
2) Simulador de IRS da PwC
A PwC Portugal também disponibiliza um simulador que lhe permite “estimar o IRS devido, relativamente ao ano de 2024, e comparar a diferença de rendimento líquido face a 2023”. O simulador está disponível aqui (é necessário fazer o download pois o simulador é disponibilizado num ficheiro Excel). Este simulador tem a vantagem de estar complementado com informação genérica sobre o IRS, como é o caso das taxas de IRS e todos os detalhes sobre as deduções. Para além disso, como o ficheiro fica disponível no seu computador (ou noutro dispositivo), facilmente consegue guardar e depois alterar os dados da simulação sempre que for necessário.
Ao utilizar este simulador, aconselhamos que consulte o separador “Disclaimer” para saber quais os pressupostos da estimativa de imposto e as situações não contempladas no simulador.
3) Simulador de IRS da Coverflex
Também a empresa portuguesa Coverflex decidiu lançar um Simulador de IRS gratuito. O simulador está disponível aqui e não necessita de fazer qualquer download. É necessário indicar informações pessoais como o estado civil ou a idade, preencher os rendimentos em 2023 e os valores relativos às deduções. Ao contrário dos dois anteriores, este simulador é apenas destinado aos trabalhadores por conta de outrem, ou seja, aos rendimentos de categoria A.
A par do preenchimento do simulador, aconselhamos que consulte o guia informativo de “Perguntas e Respostas” disponíveis na página do simulador. Esse guia é uma boa ajuda para esclarecer algumas dúvidas sobre o IRS.
_
Leia também: Como obter e decifrar a Nota de Liquidação do IRS
Simuladores de IRS – Algumas dicas importantes
Tal como já referimos, estes simuladores não são oficiais. Por essa razão, deve considerar o resultado das simulações como uma simples previsão. Se ficar com dúvidas, o melhor é aguardar pelo simulador oficial da AT, que fica disponível a partir de 1 de abril.
Se tiver dúvidas no preenchimento do valor das deduções, deve consultar o Portal das Finanças. É importante que preencha o simulador da forma mais detalhada e precisa possível. Só assim poderá obter uma simulação mais “realista”.
Por fim, aconselhamos que assista ao programa “Reembolso do IRS: como saber já se (e quanto) vai receber” do Contas Poupança:
_
O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.
[box] Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram! [/box]