O Vale Cirurgia vai passar a ser enviado diretamente para o e-mail do utente em formato digital. Saiba o que muda.
O Ministério da Saúde vai avançar com a simplificação dos “processos e de celeridade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em matéria de cuidados cirúrgicos programados”, conforme consta no comunicado disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para dar início a essa simplificação, o Vale Cirurgia passará a ser totalmente digital e será enviado por e-mail para o utente. Através desta solução, é esperado que todo o processo se torne mais fácil e simples para o utente. Entenda a seguir como vai funcionar.
Vale Cirurgia Digital – Como vai funcionar?
O vale cirurgia só é atribuído quanto o hospital não consegue garantir a cirurgia dentro do período programado. Nesse caso, o vale cirurgia permite ao utente escolher o hospital onde quer ser operado. O hospital pode ser privado, mas é necessário que tenha acordo com o SNS.
Para simplificar todo o processo de atribuição desse vale, o Ministério da Saúde decidiu enviar os vales por e-mail, de forma digital. No portal do SNS pode ler-se que:
Quando o utente faculta e valida o seu contacto por e-mail, no momento da inscrição para cirurgia, esse e-mail fica disponível no Sistema Integrado de Gestão das Listas Cirúrgicas (SIGLIC) e, nos casos em que a instituição hospitalar não pode responder em tempo útil para realizar a cirurgia, a NT/VC [Nota de Transferência e do Vale Cirurgia] e toda a documentação associada (a “Carta” que acompanha a NT/VC e o “Formulário de Recusa”), será enviada para esse contacto do utente.
Cabe à instituição hospitalar manter a atualização dos contactos, incluindo o e-mail. Contudo, se existirem falhas no registo do e-mail, o vale é colado para expedição postal.
Importa também referir que, numa segunda fase de implementação desta medida, o vale cirurgia também vai ficar disponível na área pessoal do utente no Portal SNS 24 ou na aplicação móvel SNS 24.
Como consultar a lista de espera para cirurgia?
Os utentes inscritos para cirurgia podem consultar no portal do SNS 24:
- Situação da inscrição;
- Posição na lista;
- Tempo de espera previsível para a cirurgia.
Para tal, devem aceder ao Portal SNS 24 e iniciar sessão através da Chave Móvel Digital, Cartão de Cidadão ou Número de Utente de Saúde.
_
Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!